O Que é Estratégia de Marketing?
O marketing, favorecendo-se do grande boom digital, tem aberto cada vez mais campo onde só era mato. Mas não é somente na área digital que ele vem colhendo oportunidades. Você verá aqui o que é estratégia de marketing e quantas existem.
Para quem tem uma empresa, este artigo será a chave para a valorização e divulgação do seu produto ou serviço. Escolher a melhor estratégia de marketing é essencial para o bom andamento do negócio. Ou será que alguém duvida dessa afirmação? Quem acredita que sim pode seguir a leitura com segurança, pois encontrará informações que trarão uma luz neste tema para quem quer ter um negócio bem-sucedido. Quantas estratégias de marketing existem?
As estratégias de marketing são 12: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado.
Sua empresa pode combiná-las de diversas maneiras ou escolher a que melhor se encaixa à sua empresa para melhores resultados.
Veja agora detalhadamente algumas das estratégias de marketing:
Marketing de conteúdo: esta é uma estratégia cuja criação e distribuição de conteúdo relevante é o seu alvo. Busca-se, aqui, promover sua marca, mas não de forma explícita.
A sua intenção é ousada: esta estratégia busca informar o público na intenção de que não só conquiste respeito para marca em foco, como também para que ela seja referência para converter clientes e fazer até mesmo fãs!
Marketing Digital: refere-se a estratégias que dizem respeito à promoção de um negócio na internet. Aí, faz-se uso de ferramentas online. O Marketing Digital dispõe de muitas aplicações. Algumas de suas técnicas são:
— E-mail; — Produção de conteúdo; — Redes Sociais.
Outbound Marketing: a estratégia tradicional. O Outbound Marketing corre atrás do cliente de forma ativa.
Graças a meios como a TV, revistas e jornais, este tipo de estratégia de marketing cresceu bastante.
Com o boom do digital, o outbound não pôde deixar de fazer uso desse canal também, caso contrário, perderia muito.
Inbound Marketing: a produção de conteúdo relevante e o carro chefe desta estratégia. É através dela que se pretende atrair e converter clientes. Diferente do Outbound Marketing, essa estratégia não corre atrás de consumidores.
Para que os futuros clientes cheguem até a marca, ela faz uso de blogs e redes sociais. Marketing de produto: este tipo de estratégia faz divulgação comercialização do produto ou estratégia para leads e clientes. O mercado, que está sempre sedento por novidades, é o alvo do marketing de produto que se responsabiliza por apresentar um novo produto ou serviço.
Marketing de Relacionamento: com o objetivo de auxiliar empresas a trazer para elas clientes e fidelizá-los, esta estratégia promove a construção da marca. Além disso, ela dissemina-a também, criando a autoridade da marca
Por que é importante ter uma estratégia de marketing?
A estratégia de marketing é algo que vem atraindo a atenção da maioria das empresas.
Veja este dado: oito em cada dez empresas investem em marketing de conteúdo. Dado incontestável, não é mesmo?
Mais uma prova da importância em trazer estratégias de marketing ao seu negócio é ainda mais convincente: 90% dos consumidores pesquisam no Google antes de escolher uma marca.
É o público que desenhou essa necessidade das empresas criarem uma estratégia de marketing. E, se é o público a quem as empresas precisam conquistar, não dá mais para postergar o desejo daqueles que podem ser seus futuros clientes.
Os telefones celulares, tendo sido popularizados, promoveram uma verdadeira revolução no meio digital. A empresa que não marca presença nesse meio dificilmente resistirá.
Por isso, agora que sabe alguns dos principais conceitos de estratégia de marketing digital, não deixe de começar a aplicá-la no seu negócio. Se precisar de auxílio, conte com a nossa equipe!